quinta-feira, 14 de março de 2013

Por que esperar até o casamento?

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 11:51:00


"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." (II Coríntios 7.1)

Sem dúvida, o maior problema do jovem evangélico e, portanto, o que mais atrapalha a sua vida espiritual, é o namoro. Naturalmente isto não deveria ser assim, porque o jovem que namora dentro dos princípios e propósitos de Deus será muito abençoado. O maior problema dentro do namoro é o relacionamento físico. Como controlar as carícias no namoro? Quem deve controlar o relacionamento físico? Deve ser o rapaz ou a moça? É possível ter contato físico no namoro e ainda ficar dentro da vontade de Deus? E, se o contato físico é possível, quais são os limites de Deus nessa área?

Trabalhando com jovens, essas são algumas das muitas perguntas que recebo. Será que a Bíblia tem resposta para perguntas como estas? Será que Deus está interessado no meu namoro? Eu digo com toda a convicção que há resposta bíblica para essas perguntas e que Deus está muito interessado no namoro dos jovens cristãos.

A terceira decisão que o jovem crente deve tomar na sua vida é: "Eu não defraudarei no meu namoro". Em I Tessalonicenses 4, o apóstolo Paulo trata do nosso relacionamento físico: "Finalmente irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo, cada vez mais, por que estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, e não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus, e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação. Destarte, quem rejeita estas coisas não rejeita ao homem, e. sim, a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo." (I Ts 4.1-8).



Como é que devemos viver e agradar a Deus? Qual é a vontade de Deus? Conforme o versículo 3, é a nossa santificação. Isto quer dizer "pureza moral". É a separação dos padrões imorais da nossa sociedade e a aceitação do padrão de Deus. Paulo está dizendo que a vontade de Deus é que dediquemos a nossa vida a Ele e que nos abstenhamos da prostituição. Quando nós pensamos em prostituição, geralmente pensamos naquela mulher da rua, vendendo o corpo para que um homem possa ter alguns momentos de prazer. Mas Paulo não está falando especificamente da comercialização do sexo. A palavra usada aqui significa "imoralidade sexual", seja esta em pensamento, palavra ou ação.

Conforme pesquisa realizada entre a mocidade evangélica do Brasil, descobri que uma grande porcentagem dos jovens crentes até 21 anos de idade tiveram relação sexual com suas namoradas. Paulo está dizendo claramente que Deus quer que nós vivamos a nossa vida com pureza moral. Ele continua explicando, no versículo quatro, que "cada um de vós saiba possuir o próprio corpo" (a tradução antiga diz "o seu vaso", mas da língua original podemos deduzir que significa "corpo"). Alguns acham que a palavra "corpo" significa o corpo de sua esposa. Se significa o seu próprio corpo ou o corpo da sua esposa, é importante verificar que o jovem crente deve guardar puro o seu corpo até o dia do casamento, quando poderá desfrutar dos prazeres do ato conjugai.

Paulo está demandando pureza moral não somente para a mulher mas também para o homem. Na sociedade brasileira não é somente aceitável, mas está totalmente dentro dos seus padrões, que o jovem tenha várias experiências sexuais antes do casamento. Em outras palavras, o homem pode "pular a cerca", mas a mulher não. Muitos pais mandam seus filhos para a rua, quando atingem 14 anos de idade, dizendo: "Filho, está na hora de provar que você é homem".



 
Mas ter relação sexual com uma mulher — prostituta ou não — não prova nada a não ser que ele tem impulsos sexuais como qualquer outra pessoa. Não há um padrão duplo aqui. Quando o homem vem para o leito matrimonial, ele deve poder dizer para sua esposa, assim como a esposa para o marido: "Querido(a), tenho esperado por você e dou todo meu amor exclusivamente para você!". Muitos jovens não podem fazer isso. Quando há intimidade sexual no período de namoro e noivado, a culpa por causa disso pode ter efeitos negativos no casamento e ser fonte de muita irritação e brigas.

Devemos saber como proceder no nosso comportamento na área física, seja no namoro ou em qualquer relacionamento na vida. Paulo continua falando no versículo 5: "Não com o desejo de lascívia". Com isso ele está simplesmente dizendo que esta é a maneira errada de um homem entrar no casamento. Os pagãos, nos dias de Paulo, conheciam deuses tão imorais quanto eles. Paulo descreve um homem totalmente entregue às suas paixões carnais. Os gentios ou pagãos quando iam para o templo adorar seus deuses, literalmente tinham relações sexuais com as prostitutas do templo.


Quando Paulo fala, "e que nesta matéria", sobre qual matéria está-se referindo? Ele está falando do nosso relacionamento físico, e nos exorta a tomarmos cuidado porque podemos ofender e/ou defraudar o nosso irmão. A palavra "defraudar" significa tirar vantagem sobre seu irmão. Há várias maneiras de defraudar mas Paulo está especificamente se referindo a uma defraudação sexual. Defraudar significa excitar ou despertar desejos sexuais na vida duma outra pessoa, desejos que não podem ser satisfeitos dentro da vontade de Deus, que é o casamento.

A palavra defraudar também significa utilizar como se fosse sua a propriedade de uma outra pessoa. Jovem, seu(sua) namorado(a) ou noivo(a) não é sua propriedade. Ele(a) pertence ao Senhor. Portanto, promiscuidade antes do casamento representa roubar do outro a sua virgindade que deve ser levada para o casamento. Se você faz com que uma garota não seja mais virgem, você está roubando de outro homem, que um dia será marido dela, a sua virgindade. Isto significa "defraudar". Você diz: "Mas ela(e) vai ser minha esposa(marido)!" Como você tem certeza? E mesmo tendo certeza, Deus disse que Ele é contra este procedimento entre pessoas solteiras. Ele é o vingador. Nós fomos chamados não para impureza, mas para novidade de vida.

Vamos ser ainda mais práticos. Um jovem chega para mim e diz: "Jaime, até onde posso chegar no relacionamento físico com a minha garota?" Como vou responder a esta pergunta? Devo falar o seguinte: "Olha, você a beija três vezes no sábado, mas domingo que é dia do Senhor, uma só vez? Ou; você pode despedir-se dela com um abraço de 11 segundos e um beijo no rosto? Obviamente tudo isso é bobagem. E tolice, porque cada jovem responde de uma maneira diferente às carícias dum homem ou mulher. Não podemos estabelecer uma série de "regrinhas". Deus nos dá claramente o princípio que nos limita no nosso relacionamento físico: não defraude! Na hora que você começa a excitar desejos sexuais que são totalmente puros em si, você começa a defraudar. Não estou dizendo: não se toquem. Para alguns é só pegar na mão da menina ou do rapaz; para outros, é poder beijar e abraçar na despedida. A regra é sempre não despertar os impulsos sexuais no namorado(a).

"Mas, Jaime", você diz, "como vou saber se estou defraudando ou não meu namorado?" Comunicação é a resposta! Ora, como dizia o gordo com a sua buzina: "quem não se comunica se estrumbica"1. "Bem-aventurada a moça que tem a coragem de dizer não! Não há muitas moças que têm essa coragem de obedecer ao Senhor. Muitas moças têm falado para mim: "Mas, Jaime, eu preciso me entregar pelo menos um pouco para meu namorado; preciso deixá-lo 'brincar' um pouco, senão ele vai achar que sou fria e me largará que nem uma batata quente."

Mas isso não é verdade! Eu nunca esqueço uma experiência que tive com uma namorada chamada Eloísa. Ela era uma moça muito crente. Uma noite, depois de sairmos juntos, voltamos para a sua casa por volta da meia-noite. Seus pais ainda não tinham chegado. Na porta da sua casa estava meio escuro. Percebendo a situação, eu tentei abraçá-la. Ela imediatamente me empurrou e disse: "Jaime, II Timóteo!!" Eu não sabia o que estava em II Timóteo mas meu orgulho ficou muito ferido. Saí de lá sem me despedir, deixando meio centímetro de pneu grudado na rua (claro que estou exagerando) e fui para casa superchateado.

Fui direto para a Bíblia para ver o que esta menina "superespiritual" havia-me dito: "Foge das paixões da mocidade". Eu fiquei tão irritado que por duas semanas nem lhe telefonei. Mas vou dizer uma coisa: lá no fundo do meu coração houve um grande respeito por ela, e um desejo ainda maior por tê-la como minha esposa, porque eu sabia que Eloísa era uma moça de caráter e convicções firmes. E mesmo sendo eu bem jovem eu sabia que era isso que queria.

Sim, precisa haver comunicação dos nossos sentimentos. Precisa haver coragem da parte dos dois de dizer: "Querido(a), vamos parar por aqui, senão vamos nos defraudar". Às vezes, vem a justificativa: "Sabe, Jaime, ele tem alguns hábitos maus, mas ninguém é perfeito". É verdade, ninguém é perfeito, e por esta razão precisamos estabelecer alvos físicos no nosso namoro. Devemos tomar medidas para nunca nos colocarmos numa situação onde podemos ser atingidos pela tentação que está além das nossas forças.

O mundo, a sociedade, acha que os crentes são muito quadrados. Mas o que o descrente acha não é tão importante em relação àquilo que Deus pensa, e Ele nos deu o Seu padrão. Há muitas maneiras de um jovem defraudar. As vezes através de um olhar sensual, ou da roupa que usa (ou não usa). Por exemplo: Atualmente certas peças íntimas da mulher são opcionais. Quando uma mulher vê uma propaganda de um certo vestido e lê esta frase: "Admita a transparência", ela começa a pensar que isto é parte da moda e ela não quer ser quadrada. Portanto, ela começa a se vestir de uma maneira que se torna excitante para o rapaz, e isto pode defraudá-lo.

Muitas moças reclamam dizendo: "Por que eu preciso me vestir de tal maneira? Simplesmente porque o homem tem pensamentos maus?". E eu falo: "E verdade que o homem é despertado sexualmente através do olhar". E Jesus disse que isto pode-se tornar adultério. Mas para a moça que sabe que está provocando um rapaz isto também é pecado, porque ela não está demonstrando amor cristão. Em vez de usar seu corpo que pertence ao Senhor para a glória d'Ele, ela o está usando para a própria glória, "adorando à criatura em vez do Criador".

No namoro, jovens são defraudados porque há contato físico constante e longos períodos de carícias e expressões físicas. Isto precisa ser evitado. O relacionamento físico precisa ser dedicado ao Senhor. Quando a intimidade física se desenvolve antes da intimidade espiritual, urna nuvem de culpa aparece entre o casal e entre eles e o Senhor. Muitos casais que eu aconselho têm problemas gravíssimos no seu casamento porque não cuidaram do seu relacionamento físico, e agora há desconfiança, infidelidade, frustrações, brigas e sentimentos de culpa.

Jovem, eu sei que você quer um casamento feliz. Para que isto aconteça, tome esta iniciativa com seu parceiro: "Eu não defraudarei no meu namoro". Quando você, lá no altar, no dia do seu casamento, colocar aquela linda e preciosa aliança no dedo da sua (seu) noiva(o), você estará dizendo: "Querida(o), com esta aliança eu estou entregando a você todo o meu amor. Nenhuma outra pessoa neste mundo tem direito a este amor". Ela também é uma lembrança constante dos votos que vocês expressaram, um ao outro, naquele dia tão importante nas suas vidas. Jovem, espere no Senhor e você estará também desenvolvendo um alicerce bem firme para sua família; para seu casamento.

"Senhor Jesus, eu tenho sentimentos de culpa porque creio que no meu relacionamento físico no namoro tenho defraudado meu parceiro. Temos desenvolvido intimidades físicas sem nos
preocuparmos muito em desenvolver a intimidade espiritual. Creio que isto tem nos prejudicado e agora, portanto, eu quero confessar este pecado a ti. Prometo conversar com meu(minha) namorado (a) e pedir seu perdão.

Senhor, ajude-nos a nos disciplinarmos nesta área e também a sermos honestos um para com o outro a respeito daquilo que nós sentimos. Proteja-nos contra qualquer situação que possa ser usada pelo diabo para nos tentar e estragar o relacionamento sadio que queremos desenvolver.

Senhor, queremos esperar até a noite do nosso casamento para podermos dizer um ao outro: 'Esta é a noite que nós temos esperado'. Tudo isso nós Te pedimos em nome de Jesus. Amém"



Retirado do livro Eu Amo Você, de Jaime Kemp

3 comentários:

Anônimo disse...

ameeeeeeeeei, tudo que eu precisava ler,obrigada. Acredito que isso que eu li vai me ajudar mt no meu relacionamento.

Anônimo disse...

Sou católico e gostei muito das dicas. A TV tenta destruir a família, a pureza dos corações dos nossos jovens, os valores humanos mais sagrados, a Fé. Difunde a todo momento a banalidade do sexo, o test drive. O sexo para eles tornou-se mera mercadoria de prazer descompromissado, feito sempre que se quiser, fora da união matrimonial.

Eu amarei, seguirei e obedecerei a Lei de Deus.

Que quem acredita em Deus e segue seus preceiitos possa dizer, sem medo:
"Meu corpo só será entregue a meu cônjuge, no altar."

Anônimo disse...

Sou católico e gostei muito das dicas. A TV tenta destruir a família, a pureza dos corações dos nossos jovens, os valores humanos mais sagrados, a Fé. Difunde a todo momento a banalidade do sexo, o test drive. O sexo para eles tornou-se mera mercadoria de prazer descompromissado, feito sempre que se quiser, fora da união matrimonial.

Eu amarei, seguirei e obedecerei a Lei de Deus.

Que quem acredita em Deus e segue seus preceiitos possa dizer, sem medo:
"Meu corpo só será entregue a meu cônjuge, no altar."

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review