sábado, 20 de novembro de 2010

Será que amo a mim mesma (o)?

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:48:00
Olá, meus queridos e queridas!!! Como é bom falar com vocês mais uma vez pelo blog. O assunto de hoje é amar a si mesmo. Vamos à Bíblia?

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39 ; Marcos 12.31, Lucas 10.27)

Observando este versículo. O amor próprio é um pré-requisito para amarmos o nosso próximo. É uma espécie de parâmetro para medirmos nosso amor pelo próximo.

A psicologia moderna descobriu isso quando afirmou que sem amor-próprio não existe amor pelos outros. Jesus quando fez esta citação, igualou os dois tipos de amor, os deixando inseparáveis.

Não sei, às vezes imagino que as pessoas de antigamente tinham mais facilidade de alcançar a auto-aceitação por não terem vivido nesta civilização louca do Dinheiro-Fama-Beleza . Mas também imagino que deveria ser triste para eles observarem os reis e a alta nobreza se vestindo do mais puro linho e se ornamentando das mais belas jóias enquanto viam a miséria reinar no seu lar, seus filhos passarem fome, sem higiene, com doenças... nossa, que injusto deveria ser!

Sabe, a vida de adolescente e jovem não é fácil hoje em dia. Até mesmo nas igrejas esta realidade é latente. Lembro na minha adolescência o quanto me sentia inferior às outras meninas que chamavam a atenção de todos os garotos. O quanto era difícil para mim quando imaginava "ficar solteira para sempre". Todos os meninos queriam namorar com determinadas meninas. E eu, como ficaria? Eu queria também chamar a atenção, saber me maquiar, ter um corpo muito bonito, enfim, queria me enquadrar ao padrão que ditavam para nós. Mas era isso que Deus queria para mim?

Não, não era.  O que o Senhor quer para nós é uma vida de caráter, de conteúdo, não de aparência. Esta vai embora logo logo...

Me deparei com essa realidade quando vi uma reportagem do Retiro dos Artistas. Velhinhos e velhinhas que um dia foram artistas lindos de aparência hoje estão esquecidos. Aquela beleza toda que ostentavam foi embora com o passar dos anos... Se não houver caráter, nada adianta a aparência.




Bem, às vezes cometemos o erro de achar que ter amor próprio significa ter egoísmo. Mas não é assim. O amor a si mesmo no bom sentido refere-se à abnegação.

Mas como assim, Suh? Amar a si mesmo é abnegar-se? Parece o contrário! rs

Bem, é isso mesmo. Na verdade, a pessoa que não ama a si mesma na verdade é egoísta. Fica triste e aborrecido pela maneira pela qual foi criado. Então, acha que merecia algo melhor. Se a pessoa acha que merece mais do que tem, preocupa-se demais consigo mesma, logo é egoísta.

Amor-próprio, ódio-próprio (que é simplesmente uma outra forma de amor-próprio ou preocupação consigo mesmo), e auto-depreciação (possivelmente uma desculpa para culpar a Deus por não conceder ao ego maiores vantagens pessoais).
Aquele que não tem segurança na sua própria identidade vive tentando se encontrar. O que o faz girar em torno de si mesmo. Egoísmo.

Abnegação e auto-aceitação se relacionam ao "eu amo a mim mesmo também". Este é o mandamento de Jesus para nós. Não podemos amar a alguém se não amamos a nós mesmos. Jesus nos criou e nos ama da forma que somos. Ele conhece os nossos defeitos e qualidades, e mesmo assim não diferencia a gente. Cristo nos ama da maneira que somos! Isto é impressionante!

O inimigo vem tentando fazer com que não enxerguemos o valor que nós temos como servos de Deus, príncipes e princesas, instrumentos preciosos de Deus para mostrar o amor dEle para o mundo! Não podemos nos enquadrar nesta "forma maluca" que o mundo sem Deus tenta empurrar goela a dentro. Mulher tem que ter aparência esquelética ou tem que ser mulher-fruta. O homem tem que ter um bração gigante de músculos e uma barriga-tanque. E dá-lhe remédios para emagrecer, dá-lhe cirurgias plásticas e silicone, e dá-lhe anabolizantes e esteróides!!! O ser humano está sendo tratado como um produto para que possa amar a si mesmo, porque não enxerga seus valores verdadeiros. Os que realmente fazem a diferença na nossa vida. Os valores que Cristo ditou para nós.

Então, você deve deixar que o amor de Deus invada a sua vida. Deixe-se cativar pelo amor de Deus! Ele te criou do jeitinho que vc é, com cada detalhe... Quando vc entender o amor de Deus na sua vida, será capaz de amar a si mesmo. Não podemos amar se não conhecer o amor de Deus através da graça. E não conhecemos o amor e a bondade de Deus nos autoflagelando, nos maltratando. Vc é uma peça preciosa na coleção de Deus. Uma peça única!

Não deixe o inimigo destruir os sonhos que Deus plantou no seu coração. Dê um chute no padrão dele e aceite o padrão de Deus. Garanto que vc será muito mais feliz. :-D

"Nós amamos porque ele nos amou primeiro" (1 Jo 4.19).

8 comentários:

Rodrigo disse...

Muito lindo o texto Suh... É isso mesmo, temos que nos amar para poder amar aos outros... Quando a pessoa busca em 1º lugar a Deus ele acrescenta as demais coisas, Deus ele se preocupa conosco e sabe do que precisamos e ele concederá na hora certa. Jeovah Jireh ( O deus da provisão). Amém... Bjossss

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Oi, Rô! Obrigada pelo comentário. Concordo com vc em gênero, número e grau. Beijão no seu coração!!!

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Oi, Rô! Obrigada pelo comentário. Concordo com vc em gênero, número e grau. Beijão no seu coração!!!

Thaís disse...

Suuuuu, Mto legal o post. Devemos amar a nós mesmos sempre. Mandamento de Cristo. Bjinhos.

Bruna Porto disse...

Olá a paz de Cristo....

Vi seu recado lá no PP e vim aki da uma espiadinha...

Amei seu blog, já estou seguindo...

BjoO

Valeu pela indicação...

Que Deus te abençõe...

Shalom Yeshua!!!

Gisele Vargas disse...

Oi Suellen,
amei teu blog!as postagens são muito criativas e diversificadas.
Vejo como é importante amar a nós mesmas para poder de amar alguém...
bjinhosss

Priscila disse...

Amei o post. Q Deus continue te abençoando grandemente, Su. Bjo!

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Obrigada, Pri! Bjssss!!!

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review