O post de hoje fala sobre a troca do melhor pelo temporário. Parece sem noção, não é mesmo? Mas quantas vezes fazemos isso!
Um exemplo bíblico para tomarmos como parâmetro é a história de Esaú e Jacó, em Gênesis, vamos lá?
LEITURA BÍBLICA: Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou cansado e faminto!” (Gênises 25:29,30)
SÍNTESE BÍBLICA: “E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura” (Hebreus 12:16)
Podemos até pensar que Esaú foi maluco de fazer isso, que ninguém em suas faculdades mentais normais faria uma tolice dessas. Mas hoje em dia, acabamos fazendo isso em vários momentos da nossa vida com Deus. Trocamos o melhor dEle por um prazer temporário, que infinitas vezes não é nem tão bom assim.
Eu me pego muitas vezes mexendo na internet demais. Esse é o meu prato de lentilhas. Eu acabo trocando bons momentos a sós com Deus para ver as notícias, novidades, vídeos... Enfim. São coisas que me dão um prazer temporário, e que não acrescentam em nada a minha vida com o Senhor. Estou me policiando para não fazer isso, para ficar mais tempo aos pés de Cristo na minha casa e confesso que a distração dificulta bastante nesse ponto; Mas creio que o Espírito Santo vai me ensinando cada dia mais a não me distrair e permanecer firme nEle.
Amnon trocou seu futuro promissor por um prazer temporário com Tamar. Em Levítico 18:11 a relação entre meio-irmãos era terminantemente proibida. Amnon fingiu estar doente para atrair Tamar aos seus aposentos e a estuprou, destruindo a vida dessa jovem e assinando o seu próprio fim.
Esse ato de Amnon provocou a ira de Absalão, outro meio-irmão dele e irmão de Tamar. Absalão vingou sua irmã depois de dois anos, enviando seus servos para matar Amnon em uma festa (2 Samuel 13).
Já vi muitas histórias de meninas e rapazes que trocaram o melhor de Deus, um futuro e casamento abençoados por momentos de prazer. Esses momentos trouxeram consequências. Muitos acabaram comprometidos com uma gravidez indesejada e até hoje não se recuperaram financeira e espiritualmente, outros, com vergonha, não tiveram mais coragem de estar diante de Deus e ser membro de uma igreja. Deus sempre perdoa os nossos atos quando nos arrependemos, mas muitos criam um muro entre si e Deus, devido a vergonha que o pecado dá. Fico muito triste em ver essa situação com tanta gente que convivia comigo e tinha os mesmos sonhos e ideais de vida. Simplesmente trocaram o melhor do Senhor por um prato de lentilhas...
Não vale a pena trocar a comunhão com Deus por um relacionamento ilícito, por momentos com bebidas alcoólicas, drogas, boates, enfim, são prazeres temporários que nos destroem por dentro a longo prazo. Esperar o melhor de Deus é infinitamente melhor que ter pressa e comer o guisado vermelho oferecido pelo inimigo, que à primeira vista parece bom, mas leva à destruição da sua alma.
Um mega abraço fraternal em Cristo Jesus,