quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Significado da música Árvore Forca - Jogos Vorazes

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 03:40:00 0 comentários
Hoje estreia o filme Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 2. Estou bem animada porque encerrará a série. Ingresso do cinema já comprado! :-D

Gosto muito das histórias que falam da luta pela liberdade, gosto quando o povo se reúne em prol de um ideal: o de ser livre de um jugo opressor.



Gostei muito do significado da música Árvore Forca, que não é muito esclarecido nos filmes. Quero dividir com vocês.






Claire mora em Panem, vivendo o mais feliz que pode com Jonathan. Ele, assim como todas as pessoas de Panem, era revoltado com a Capital. Mas havia uma diferença entre ele e os outros – ele se revoltou, ameaçando a Capital. Como conseqüência disso, a Capital o acusou de três assassinatos “misteriosos”, enforcando-o naquela árvore.

Depois disso, Claire nunca mais foi a mesma.

Ela se sentia estranha toda vez que olhava para o corpo de Jonathan, ali, abandonado. Ela... sente que ele está a chamando. Algo a traz à memória todos os dias que passou com ele, o dia em que ele a convidou para fugir dali e ser feliz em algum lugar...

Claire não aguentava mais aquela pressão. Não aguentava mais a saudade. A culpa.

Ela faria de tudo para tê-lo por perto outra vez.

Você vem, você vem 
Para a árvore 
Onde eles enforcaram um homem que dizem matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca.

Você vem, você vem
Para a árvore
Onde o homem morto clamou para que seu amor fugisse

Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca.


Você vem, você vem
Para a árvore
Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres

Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca.


Você vem, você vem
Para a árvore
Usar um colar de corda, e ficar ao meu lado

Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca.


Eis o trecho onde Katniss explica a letra da música:

"No início, parece que um cara está tentando fazer com que sua namorada vá encontrá-lo secretamente à meia noite. Mas é um local esquisito para um encontro romântico, uma árvore-forca, onde um homem foi enforcado, acusado de assassinato. A amante [o amor, não necessariamente ligado a um adultério] do assassino deve ter tido algo a ver com a morte, ou talvez eles fossem apenas puni-la de um jeito ou de outro porque o cadáver dele clamava para que ela fugisse. Isso é estranhamente óbvio, a parte do cadáver falante, mas é apenas na terceira estrofe que 'A árvore-forca' começa a ficar inquietante. Você percebe que a pessoa que está cantando a canção é o assassino morto. Ele ainda está na árvore-forca, continua perguntando se ela não vai se encontrar com ele. A frase 'Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres' é a mais problemática, porque a princípio você pensa que ele está falando sobre quando a mandou fugir, presumivelmente para que ela ficasse em segurança. Mas então você imagina se ele não quis dar a entender que era para ele fugir para ele. Para a morte. No último verso, fica claro que é isso que ele está esperando. Sua amante, com seu colar de corda, morta, pendurada ao seu lado na árvore."




terça-feira, 3 de novembro de 2015

Moldada por Deus

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 03:08:00 0 comentários


Ontem a pregação do Pr Nilton na minha igreja foi muito edificante. Ele falou sobre as três negações de Pedro nos momentos finais da crucificação. O que mais me tocou foi que "Pedro seguia a Jesus de longe."

Lembrei imediatamente do livro Moldados por Deus, do Max Lucado. Seguir a Jesus de perto acaba causando dores algumas vezes. Quanto mais buscamos estar na presença e vontade de Deus, mais dificuldades acabam aparecendo. Seguir a Jesus de longe acaba sendo "mais confortável", pois não há necessidade de compromisso. Você não corre o risco de ser crucificado junto com Jesus. Se você não faz parte do corpo de Cristo, acaba não tendo responsabilidades com o Evangelho. Sem responsabilidades = sem trabalho.

Nessa minha caminhada de missões urbanas confesso que muitas vezes quis largar tudo e me dedicar aos meus projetos pessoais. Porque quanto mais eu fazia, mais críticas vinham. As pessoas fazem questão de ser cruéis com palavras desanimadoras, cheias de maldade. O pior é que as palavras mais cruéis vêm de irmãos de igreja, que deveriam te ajudar, incentivar, sabe? Parece que a pessoa não quer fazer, mas não quer que você faça. Não entendo muito isso, mas cada pessoa se comporta de uma maneira. A mente humana é complexa...

Admiro muito a vida de dois pastores que administram as ONGs em que eu e meu esposo trabalhamos. O pastor Toninho e o pastor Anderson Leite. Admiro porque eles deram a sua vida pelo que acreditavam. Sem ter certeza de renda, sem ter certeza do cumprimento dos compromissos financeiros que uma ONG traz... sem ajuda do governo, dependendo só de doações. É uma verdadeira entrega à vontade do Pai. Nossa, como admiro e louvo a Deus pela vida deles!

Seguir a Jesus de perto...

Depender inteiramente da vontade e bondade do Pai...

Não é fácil...

Mas vale tanto a pena!


Toda vez que tento seguir a Jesus de longe, meu coração dói. Dói porque sei que estou longe. Não me sinto bem, não me sinto completa, não me sinto feliz. Jesus é o motivo da alegria plena no nosso coração. E nada pode suprir a necessidade que temos do nosso Bom Pai. Nenhum dinheiro do mundo, nenhuma propriedade. Nenhuma fama, nada pode suprir a nossa alma.

Nosso coração tem um espaço que tem o tamanho da presença de Deus. E só ela pode completar.

Siga a Jesus de perto.. siga a Jesus de perto...




 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review