domingo, 23 de outubro de 2011

Síndrome do "Se achando" espiritual

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 08:26:00

Nicodemos era um retrato de um homem perfeito. Era um mestre da Sinagoga, pertencia ao Sinédrio. Sua aparência denotava santidade. Suas roupas eram lindas e revelavam esta pureza. Era um homem respeitado diante de todos, era muito popular no meio dos seus.


Porém o ser humano não pode ser classificado pelo que tem por fora. A religiosidade não revela o verdadeiro amor. O resultado de uma religião não é a verdadeira alegria. Mostrar quem não é para os outros não é a verdadeira santidade. Máscaras...


Síndrome do "se achando" espiritual. Revelação de um sepulcro caiado... lindo por fora e cheio de coisas podres por dentro. Não tinha alegria, nem paz. Não conseguia adorar em espírito e em verdade. Era uma estátua da sinagoga, de coração frio.


Deus não quer que você viva num modelinho, sendo o que os outros querem que você seja, prendendo o que você realmente é. A nossa igreja não é uma prisão. Nosso coração deve estar completamente inclinado a Cristo. Não somos super-heróis. Mas quanto erro em nos tornarmos fariseus do século 21...


A salvação é um presente de Deus para nós. Nós devemos crer. Isso que Cristo nos pediu. Quem crer e se batizar será salvo.


Estar convicto não é estar convertido.  A convicção se dá na mente, a conversão se dá no coração. Ir à igreja quase todos os dias, mas o coração está frio e distante... a religião foi o que mais matou em toda a história. Pessoas que se sentem mais santas que o próprio Deus...


Deus não quer nos obrigar a fazer as coisas para Ele. Nosso coração que deve estar tão apaixonado a ponto de não ser mais sacrifício servir a Cristo. Ser bom e agradável passar momentos com Deus... momentos de servir tão somente por amor. Uma hora de joelhos diante do Pai acabarem parecendo 10 minutos... será que estamos preparados para isso?


As garras da religião são cruéis e o Senhor quer nos tirar dessas grades. Jesus morreu para que não tivéssemos o jugo da lei e da religião nas nossas costas.


Nicodemos tinha esse fardo, ele sabia que estava vazio. Que faltava algo dentro dele, que não estava sendo suprido, por mais que se esforçasse. Ele queria ser melhor do que aquela capa, mas seu coração apertado sabia que ele não era melhor do que aquilo. Tinha uma máscara de santidade, mas não era santo...


Então foi procurar a Jesus. Ideia mais que genial. Não poderia ter feito melhor. Saiu à noite e foi procurar o Mestre dos Mestres. Tinha verdadeiramente uma crise existencial, tão analisada por Freud, com frustrações que vêm nos desestruturar, trazendo choros, depressão, angústia, insônia... um diálogo interno que faz com que nos comparemos aos outros, fazendo uma autocrítica cruel.


O que ele precisava era de paz, perdão, alegria. Mas isso tudo tinha um preço. Ele teria que deixar o seu amor ao dinheiro, ao materialismo... deixar de ser um mero artista diante da sua vida e viver uma nova realidade. A que o tornaria feliz de verdade.


Jesus conhecia o coração de Nicodemos. Sabia do que se passava no mais profundo e via através da casca, da aparências. Jesus disse para Nicodemos que este precisava nascer de novo. Imagine, só, Jesus disse para um fariseu cheio de si que este precisava nascer de novo!


Nicodemos fazia parte do Conselho dos Judeus. Eles formavam um grupo de pessoas que decidiam coisas sobre a religião deles. Era mais ou menos como se fosse um conselho de pastores; um grupo de pessoas que dirigia a igreja naqueles dias.


Nascer de novo... ter um novo coração, ser uma nova pessoa, mais alegre, mais espiritual, cheio da presença de Deus... Nascer da água e do Espírito significava isso.


E uma pessoa que "se sentia" conheceu o verdadeiro amor. Tanto que defendeu Jesus no Sinédrio quando estava sendo julgado (João 7.50-51) e no sepultamento de Jesus, Nicodemos estava presente, e, ajudou José de Arimatéia retirar o corpo de Cristo da cruz do calvário, levando consigo cem libras de um composto de mirra e aloés, demonstrando com isto gratidão e reconhecimento (João 19:38).

4 comentários:

Tiago Bueno disse...

Parabéns meu amor!!!!!! realmente é necessário que busquemos as coisas de Deus!!!! "Sonda-me óh Deus
Conhece o meu coração
Prova-me os pensamentos
Vê se há em mim algum caminho mal
E guia-me pelo caminho eterno" Aline Barros.

Meiry Mel disse...

Flor obrigada por me seguir,achei seu blog,entre minhas andanças e achei muito bonito,e o nome é muito especial tbem...lindo de viver,parabéns aos poucos vou lendo todas as postagem q particularmente eu adoro,só me falta tempo kkk..bjos

Gabriela Eugenio (Pretta) disse...

Nossa..isso tem acontecido tanto! Pessoas que se acham tão santas mas na verdade são religiosas e não enxergam um palmo a sua frente! Maravilhosa reflexão Suh! Bjs! :)

May disse...

A Paz do Senhor (;
Gostei muito do teu blog, realmente edificante. Seus posts sobre esperar no Senhor em termos de relacionamento me ajudaram bastante.
Eu gostaria de pedir pra você nos ajudar no nosso blog, a gente tá começando e tal e queríamos divulgação :) Juntos pelo Reino!
o blog é santosloucoseradicais.blogspot.com

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review