quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Apaixonados para sempre... Isso é possível?

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 03:10:00
Olhando o cônjuge como um tesouro encontrado
(Mt 13.44)
“Hoje, 22/09 é o dia do amante!”. Chamada frontal de uma página da internet. Eu nem sabia que existia esse dia.
Nossa sociedade divulga e estimula oficialmente a “pulada de cerca” na relação conjugal. Os limites da fidelidade prometida no casamento foram ultrapassados, pois para “apimentar a paixão” com o cônjuge, que diminuiu por falta de diálogo, estimula se experiências fora do rotineiro casamento.
- A paixão esfria no casamento?
- Porque tantos procuram outras paixões fora do casamento?
- É possível ser apaixonado para sempre?
- Se é, o que fazer para que essa paixão seja duradoura?
Com base na parábola do tesouro, Mt 13.44, faremos uma comparação sobre as marcas de uma paixão duradoura:
ESTÁ ESCONDIDA – Dentro de cada pessoa há um tesouro escondido a ser descoberto.
- Paul Tournier diz que somos formados por uma pessoa e uma personagem. A personagem é quem está por fora é nossa aparência, e a pessoa está no interior, são os afetos guardados de cada um. E em geral casamos com a personagem.
Quando a pessoa se revela e é acolhida, se abre mais ainda; mas se é rejeitada, se fecha em sua concha.
Nosso interior só se abrirá á alguém que o acolha com respeito e aceitação afetiva. Isso é o que a Bíblia chama de amor.
Rubem Alves citando Nietzsche em Retratos de Amor, diz que precisamos fazer uma pergunta antes de casar: “Serei capaz de conversar com o outro até o fim da vida sem enjoar?”. Porque o corpo envelhece, mesmo com os melhores tratamentos. A cintura de pilão dela, depois de alguns anos, se transforma em cintura de botijão. A barriga sarada dele, depois de muito churrasco, passa a usar a camisa KLB (Ki Lapa de Bucho). Em alguns casos, quando os sinais de mudança se toram visíveis, troca-se o cônjuge por outro 10 quilos a menos e 10 anos mais jovem. Ele conclui com Adélia Prado, que diz: “Erótica é a alma”.
A verdadeira paixão está escondida dentro da pessoa que está ao nosso lado, e só será
desnudada com o diálogo aberto e respeitoso entre o casal.
É ALEGRE - A felicidade de descobrir algo novo gera grande alegria. Gosto de filmes de caça ao tesouro como Conde Monte Cristo, Indiana Jones e Caça o Tesouro Perdido.
Fico feliz no momento em que encontram o tesouro procurado.
Nossas aventuras conjugais precisam de descobertas alegres. A mesmice da vida conjugal gera esfriamento. Existem muitos tesouros escondidos esperando que o casal o encontre.
John Gottman em Casamentos: porque uns dão certo e outros não? fala dos quatro cavaleiros do Apocalipse do casamento, que avisam quando o divórcio se aproxima.
São eles:
A Crítica que acusa –“Você sempre faz isso”. É caracterizada pela palavra você! A Solução é expressar os sentimentos sem acusar o outro;
O Desrespeito que ironiza - “Claro que você gosta de mim”. O cônjuge diz essas palavras revirando os olhos e mordendo os lábios. A Solução é buscar os valores positivos existentes do outro; A Defensividade que vitimiza – “Você nunca me elogia, nem me leva para lugar nenhum”. É marcada pela pena de si e a solução é assumir a autoestima pessoal; O Muro de Pedra que esfria – “Falar com você é como falar com uma parede”. É quando se instala a frieza, o silêncio e a ausência de lutas pela melhora da relação. A solução é derrubar esse muro através do diálogo aberto. Há mais perigo numa relação fria e silenciosa, do que na que ainda há discussões. Enquanto há briga há esperança.
Logo, uma paixão duradoura é a que investe na recuperação da alegria conjugal.
TRAÇOU UM PLANO DE AÇÃO – Para adquirir o terreno com o tesouro, aquele homem traçou um plano. Escondeu de novo o tesouro e vendeu tudo o que tinha. Sem planejamento as relações esfriam e morrem. Planejamos adquirir coisas para a casa, mas às vezes esquecemos de pensar nas pessoas que nela moram. Se coisas fizessem um casamento feliz, o príncipe Charles e a princesa Diane não teriam se separado.
Algumas sugestões de ações para manter a paixão na relação conjugal:
1- Orar juntos;
2- Ler livros sobre a relação conjugal e familiar;
3- Saírem juntos periodicamente;
4- Dialogar com o coração aberto;
5- Festejar datas especiais;
6- Use a criatividade...
“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”, por isso todo casal que deseja a paixão permaneça aquecida, precisa de um plano de ação.
COMPROU – O homem adquiriu o terreno com o tesouro e passou a desfrutar dele.
Casamento bom é casamento caro
O que desfrutamos ao adquirirmos o tesouro?
A confiança no outro – Pv 31.11;
Sexualidade prazerosa – A revista alemã Neus Leben, Out. 2002, publicou uma pesquisa científica informando que pessoas casadas fazem mais sexo e com maior qualidade que os solteiros; Saúde – “52% das pessoas que estão bem de saúde são bem casadas” (Globo Repórter de 08/10/10); Paz financeira – Não é ausência de problemas financeiros, mas a confiança de que, quando existe a verdadeira paixão, as crises financeiras são superadas pelo casal.
Concluo fazendo referência a Mário Quintana, que diz em sua crônica Promessas Matrimoniais, que enfatiza a maturidade dos casais. A relação apenas afetiva, erótica ou legal, não segura um casamento. A paixão dos amantes fortuitos é passageira, mas o amor comprometido e maduro é prazeroso, duradouro e verdadeiramente apaixonado.
Que nossa paixão madura seja aquecida com os valores do Senhor.
Fonte:  Marcos Quaresma, site SEPAL.
Dei CTRL + C , CTRL + V no super site do meu amado Tiago Bueno www.ideporcristo.com   :-D

Espero ficar assim, pertinho do meu amado...

6 comentários:

Meiry Mel disse...

Olá minha querida amiga, estou passando para desejar um feliz Natal de coração, e quero aproveitar para agradecer pelo presente de possuir sua amizade. Tivemos lindos momentos esse ano, posts emocionantes, engraçados e acima de tudo tivemos a presença de Jesus...bjos carinhosos Meiry e Mel.

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Obrigada, Meiry e Mel! Para vocês também, um Natal mais que inundado da presença do Senhor. Mil beijinhos no seu coração!!! Suh

Gabriela Eugenio (Pretta) disse...

Ameiii!!!!! Beijos!!!!! :)

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Valeu, Gabi! Bjs pra vc tb!!!

Ila maria disse...

Amei esse post..e o seu blog ta lindoo d+,se puder de uma olhadinha no meu tbm..Deus abençoe

http://ila-maria.blogspot.com/

Suellen disse...

Obrigada, Ila! Seu blog é muito lindo mesmo!!! Estou curtindo no face já. Bjs, flor! Obrigada pela visita! SUh

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review