quarta-feira, 28 de março de 2012

Autoestima: "A saga de Mel" [Parte 2]

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 10:56:00
Chegava mais um dia de aula. Para Mel, estava sendo bem mais agradável. Não se sentia tão sozinha com a presença de Fernanda. Para Mel, a Fer era muito especial, diferente. Irradiava alegria e não tinha uma aparência física de modelos de revista. Isso deixava Mel confusa. Como a Fer pode ser tão confiante?

Enquanto andavam, adivinha quem passou por elas? Thábata. Ela mesma. Quando passou, uns 5 meninos em frente à escola soltaram gracejos nem um pouco honrosos. Thábata jogou o cabelo, deu um sorriso e entrou no colégio.

Fernanda ficou indignada e comentou com Mel: Como pode? Que mundo é esse! Quanta opressão! As mulheres têm sido cada vez mais desvalorizadas e nem se dão conta disso! Antigamente os homens eram mais cavalheiros... agora eles falam cada coisa... O pior é que as mulheres ficam felizes com essas palavras!

Mel concordou. É Fer, nós mulheres sempre fomos oprimidas, prima. À família, ao marido, à sociedade... e as mulheres que foram apedrejadas e silenciadas por esse mundo machista? Nossa, que raiva que me dá!

_ É, Mel, concordo com você. Mas parou para pensar que isso acontece até hoje? Não estou falando dos países do oriente, que já sabemos das atrocidades. Essas coisas acontecem além do corpo, na nossa alma, no nosso coração. Quantas mulheres foram humilhadas nos seus sentimentos? Quantas mulheres se sentem humilhadas por não seguir um padrão determinado por uma minoria? Quantas se sentem "menos" porque alguém disse que ela estava gorda ou era feia?

Fernanda tinha tocado na ferida de Mel, de uma maneira certeira. Mel estava calada. Só escutava a prima...

_ Mel, as mulheres têm se prendido dentro de si mesmas por causa de padrões. Deixam de usar todo o potencial que têm por medo de serem motivo de piada... Reduzem o nosso valor, nosso intelectual e emocional às linhas do nosso rosto e forma do nosso corpo. Isso é cruel. A maioria de nós não segue esse padrão rígido e louco que nos impõem.

_ É, Fer, mas você tem que concordar que o mundo é dos belos. E eu não tenho a menor chance.

Neste momento, Fernanda sentiu que Mel não estava bem. Viu que sua prima precisava de ajuda. E estava disposta a fazer Mel enxergar a beleza que tinha.

_ Mel, o que é autoestima para você?
_ Ah, Fer, é você se gostar, se sentir bem consigo mesma.
_ Bem, eu vejo um pouco mais do que isso. Para mim, a autoestima é fazer marketing sobre si mesma. Muitas garotas erram em só querer demonstrar seus defeitos da maneira mais exagerada possível. Não mostram aos outros o que tem de mais lindo nelas. Querem que as pessoas sintam compaixão, demonstrem pena... sei lá. Só sei que Jesus não está no meio disso.

Fernanda tem razão mesmo. Quantas mulheres no mundo estão completamente doentes, quantas estão morrendo por tentar seguir esta fôrma pronta da sociedade? Quantas estão falecendo em hospitais por causa de lipos ou outras cirurgias sem ter necessidade nenhuma? Isto me assusta.

Quanto à anorexia nervosa, no Brasil temos quase 2 milhões de pessoas com esta doença. Parou para pensar? Nos EUA são 3 milhões! Quantas vidas estão se perdendo por causa de um plano ardiloso de Satanás de inferiorizar a criação de Deus? Milhões de vidas...

Ouvi uma frase muito legal: Os olhos da razão são os trilhos da emoção. Nós temos autoestima através do nosso olhar, não de nossos sentimentos.

A indústria de cosméticos vem crescendo de maneira imensa, gigante. E isto por quê? Porque imagens transmitidas pela TV não são inocentes. Não só pela TV. Revistas e jornais também. Essas imagens entram no nosso subconsciente e constroem um padrão inatingível de beleza que acaba escravizando e até matando... Pare e pense: Quando você consome mais? Quando está triste e deprimida? Quando está insatisfeita?

Pois é. Muitas de nós, mulheres, procura coisas para suprir a carência. Algumas comem, outras gastam com roupas, outras fazem inúmeras cirurgias caríssimas... tudo para suprir um vazio de alma que nunca é suprido. Compramos as coisas, mas nos colocamos na imagem da modelo que está apresentando o produto. Inconscientemente pensamos: "Se eu comprar isso, vou ficar igual a ela".

Agora, voltando à história, Mel decidiu desabafar com a sua prima.

_ Fer, você não imagina quantas noites eu passo chorando por causa dos outros. Quantas vezes eu pedi a Deus para que Ele me levasse, que ninguém ia sentir falta. Eu queria ser outra pessoa. Queria ser mais bonita, mais inteligente, magrinha, extrovertida... tipo a Thábata. Todos amam a Thábata e ninguém olha para mim. Eu nunca vou arrumar um namorado, nunca!

Fer sentiu a dor da sua prima. Há um tempo, ela também tinha se sentido assim. Mas pediu que Deus a curasse e limpasse o coração de toda a tristeza e amargura que tinha. Todas nós somos muito especiais e temos muitos talentos. Mas o inimigo não quer que o desenvolvamos, pois os nossos talentos cheios da presença de Deus podem tirar vidas do inferno.

_ Mel, quero te contar a minha história. Depois da aula, vamos conversar, tá bom?




Qual será a história da Fernanda???? Não perca o próximo post! Tã Dãaa... tã dãaaaa.... rsrs



Autora: Suellen de Souza

2 comentários:

Valéria disse...

Oie! estou acompanhando a história da Mel e estou amando! eu passo pelo mesmo problema que ela, desde pequena, as vezes chego em casa chorando por causa de olhares dos outros, é uma ferida que está demorando pra curar... quando achei seu blog fiquei muito feliz, tem me ajudado muito! eu também faco direito, estou no 3 periodo =) beijossss

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Olá, Valéria! Colega de futura profissão! Fico muito feliz em saber que vc tem acompanhado o blog e que as histórias têm feito diferença na sua vida. Pode me adicionar no msn e face: suellendesouzza@hotmail.com

Bjs, querida! Muito obrigada!

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review