segunda-feira, 25 de março de 2013

A arte da procrastinação

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 06:28:00
Estava pensando nesses dias na atitude que temos de procrastinar as coisas. Tecla SAP: procrastinar é ficar transferindo, adiando as coisas para outro dia. Isso acontece em diversas áreas. Na nossa vida espiritual, quando dizemos para nós mesmos: amanhã eu vou orar mais, vou jejuar, ler a Bíblia, vou evangelizar, etc; na nossa vida profissional, quando decidimos que vamos estudar mais, trabalhar melhor, fazer um melhor controle do serviço, fazer cursos, fazer uma faculdade, tudo devidamente colocado no espaço do “amanhã”, que é um terreno incerto demais; na nossa vida pessoal: eu vou ser um melhor filho, melhor pai, melhor mãe, melhor irmão, vou cuidar melhor dos meus relacionamentos, enfim...


Essa é a arte da procrastinação, da autossabotagem. O deixar para depois. E Deus quer trabalhar tanto em nós... até quando ficaremos adiando os imensos planos dEle? Ele quer que façamos algo agora! Não somos imortais, nosso tempo aqui na Terra é rápido e temos que otimizá-lo.



Em uma pesquisa realizada em 2011 pelo gestor do tempo Christian Barbosa, autor do livro Equilíbrio e resultado - Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer? (Editora Sextante), 97,4% dos brasileiros admitem deixar atividades importantes para a última hora. "A procrastinação é o ato de adiar tarefas e acontece na vida de todo mundo. Nós procrastinamos ao acordar, quando apertamos o modo soneca do despertador, quando ficamos com preguiça de lavar a louça do jantar ou quando deixamos de responder àqueles e-mails chatos. Somos propensos a deixar quase tudo para depois, mas eu diria que os assuntos pessoais são os que acabam sendo os aspectos que mais adiamos em nossas vidas" afirma o especialista Barbosa.

O estudo também apontou quais são os principais fatores que levam à procrastinação: falta de tempo, impulsividade (deixamos algo de lado para fazer outra atividade), falta de energia, medos, autossabotagem e preguiça. Além disso, o ato de adiar pode estar relacionado à busca pela perfeição, já que pessoas com essa característica tendem a preferir tarefas desafiadoras e evitam as mais simples.




Segundo a Revista Saúde, UOL, se deixar as atividades para a última hora estará se atrapalhando e dá dicas para você quer acabar com esse comportamento, e se tornar uma pessoa mais produtiva.

RESERVE UM TEMPO NA AGENDA: se a atividade está sendo adiada e traz resultado, significa que ela é importante, mas não urgente. Se ela pode ficar à espera, você tem a flexibilidade de selecionar um dia na sua agenda, como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar.

CRIE UM RITUAL DE EXECUÇÃO: pense em algo que o deixe motivado a fazer a atividade. Descobrir o que o coloca em estado de criatividade e foco permite concluir rapidamente o que precisa ser feito. Descubra e desenvolva seu próprio ritual.

VERIFIQUE OS FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS DA ATIVIDADE: selecione a atividade a ser executada e escreva num papel os fatores positivos e negativos. Na hora de executar a tarefa, se sentir vontade de adiar, leia a lista. O exercício trabalha os lados emocional/racional do cérebro. Um dos dois vai motivá-lo.

EXECUTE PEQUENAS ATIVIDADES: experimente começar fazendo coisas menores, de rápida conclusão.

FATORES DE INCENTIVO: esta técnica consiste em trocar "a execução da tarefa" pelo "benefício posterior". O importante é selecionar algo que o incentive a fazer determinada atividade.

ENERGIA PESSOAL: se sua energia pessoal estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, e seu cérebro não funciona do jeito que deveria. Avalie as razões disso acontecer e estabeleça rituais de recuperação de energia, algo que ajude a dar um gás quando você estiver se sentindo mais cansado.

AJUDA EXTERNA: a pressão externa ou o apoio de alguém de fora como amigo, esposo (a) ou chefe parece realmente ser de grande ajuda para vencer a barreira da procrastinação. Se resolver achar este alguém para cobrar algo de você, é preciso que seja uma pessoa com a qual você tenha um alto nível de comprometimento e, sobretudo, respeito.

ESTABELEÇA PRIORIDADES: você deve distinguir o que não é tão importante e o que não deve, em hipótese alguma, ser adiado.

DIGA MAIS "NÃOS": evite assumir responsabilidades para agradar as pessoas. A estratégia é se comprometer apenas com as atividades que realmente poderão ser cumpridas.

NÃO TENHA MEDO DE ERRAR: é preciso deixar de lado a insegurança, conhecer suas limitações para poder aprimorá-las e não temer as decisões. Errar faz parte do aprendizado.



Espero que essas dicas tenham te ajudado como me ajudaram.



Um mega abraço fraternal em Cristo,



 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review