sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sono espiritual

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:44:00


Mateus 25:1 a 13

“E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo”. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor”! Senhor! Abra a porta para nós! ’ “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço”! ’ (Mt 25:10 a 12)




A parábola das dez virgens é muito conhecida. Quando eu era pequena, fazia pecinhas na igreja desta história e tudo (bons tempos... :-D ). A briga entre as meninas era na escolha das virgens. Todas queriam ser as prudentes. Coisa de criança, mas dá pra ver que sabemos como devemos agir desde pequenos. É impressionante. Sabíamos que deveríamos agir com prudência e cuidado.

Naquele tempo e cultura, era costume a noiva no dia do seu casamento, ao sair para encontrar-se com o noivo, se fazer acompanhar de dez damas virgens, com suas lâmpadas acesas. Aliás, o culto na sinagoga não se realizava se não houvesse pelo menos dez pessoas, assim como outros atos. Estas Virgens deviam ser moças irrepreensíveis. Eram a figura do crente cuja vida exterior estava sem mancha nenhuma. Azeite na bíblia é símbolo do Espírito Santo que sustenta a chama da fé, a luz do amor, o conhecimento da Palavra de Deus, a esperança, o amor, o zelo, a paciência, a firmeza em nossa vida.

As virgens irresponsáveis estavam "dormindo espiritualmente" e não tinham o "azeite" , o Espírito Santo o suficiente. Aposto que elas olharam as candeias e pensaram: " - Ah, esse azeite deve dar. O noivo vai chegar e ainda dará tempo..."

Bem, o sono espiritual tem alcançado muita gente, isso é fato. O pior é que não ocorre só com as pessoas que estão fora dos caminhos do Senhor. Ocorre também com muita gente que está dentro da própria igreja, que é ativo na obra e tudo!

As prudentes representam as pessoas que têm azeite de 'reserva', que não ficam no "conformismo" e procuram experiências novas e mais profundas com Deus, procuram conhecê-lo cada dia mais para a hora de provação. Devemos nos encher do Espírito Santo até nos transbordarmos.

No final da história, o noivo apareceu convocando as virgens, e as loucas tinham saído para comprar o azeite que estava faltando. Quando voltaram, era tarde demais. A porta já tinha se fechado, o tempo já tinha acabado...

Nós somos como as virgens que esperam o Noivo. Como Igreja, estamos aguardando a vinda de Cristo. Mas, será que estamos nos comportando como se esta vinda estivesse próxima? Ou será que estamos dormindo e não preparando o azeite suficiente, a nossa vida, para a chegada do Senhor?

O sono espiritual é muito perigoso. Você começa a deixar pra orar depois, jejuar amanhã ou semana que vem,  ir pra igreja depois e isso tudo vem acumulando, acumulando... aí você começa a sentir que Deus está longe, que não está mais te ouvindo, que não te ama mais... enfim... mas na verdade, você é que se distanciou de Deus, dormindo, não buscando.

E a vinda de Jesus acontecerá de repente. Provamos nossa fidelidade com nossa perseverança e fé. E Jesus pode voltar para nós também, no momento em que nossa vida acabar aqui na Terra. E aí, para onde vc vai?

Na hora, não haverá reencarnação, purgatório, "jeitinho brasileiro", nada disso! Seremos julgados por tudo o que aconteceu aqui.

O bom é que ainda há tempo de nos enchermos de Deus e acordarmos do sono espiritual que paralisa a vida que temos em Deus. A mão de Deus vem e nos envolve de novo, nos aceita. Deus derrama o óleo dele sobre nós outra vez. E isto só depende de nós. Ele está nos esperando.


Não é tarde para chegar pertinho de Deus de novo. Recomeçar, mudar o caminho, mudar de atitude. Ele espera você. Comece ajoelhando e orando, pedindo perdão pela distância. Volte a ler a Palavra, a frequentar uma igreja, enfim. Deixe Deus trabalhar em você.

Um grande abraço em Cristo,

Suh



Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tiago 4.8)

0 comentários:

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review