segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fazendo uma sacudida na minha vida...

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:28:00 1 comentários


Bem, estou de férias do trabalho. Toda vez que fico de férias, tenho mais tempo livre para ler, pensar, decidir algumas coisas, enfim, conversar comigo mesma longe de toques de telefone intermináveis e e-mails infinitos.

Ontem fiz um ano de casada. Foi muito bom ter um tempo de qualidade e ficar fora por uns dias com o Ti. Me senti renovada, alegre, e me dei conta que as pequenas coisas da vida que fazem toda diferença. É isso que vc leva na alma, essas são as recordações que vão te acompanhar em toda a sua história.

No mundo louco que vivemos hoje, esquecemos muitas vezes do quanto é linda uma vista cheia de árvores, como é lindo estar perto de uma neblina no cume de um monte, como é perfeita a criação de Deus. Num mundo que o valor que vc tem acaba sendo demonstrado em aparelhos eletrônicos da moda, no tipo da sua casa ou no carro importado que vc anda, as coisas que realmente importam acabam sendo deixadas de lado. Nesses dias fora, sem conexão com o mundo globalizado, me dei conta de que me senti muito mais feliz. Não precisava de nada lá. Não precisava de Wi-fi. Precisava de mim mesma, do meu esposo comigo, e daquele cenário à minha volta. Os barulhos dos pássaros, barulhos de água... Sinceramente, não precisava de mais nada.

Não me senti feia. Não tinha ninguém para falar que eu tinha engordado. Não tinha ninguém pra me humilhar. Não me senti sozinha. Uma conexão com Deus incrível!

Se não precisamos de mais nada, só de coisas simples, por que nos estressamos tanto? Por que queremos mais e mais, queremos alcançar objetivos loucos que na verdade não são nem o que queremos de verdade? Sinceramente, eu me pergunto isso sem ter a resposta pronta para dar a vocês.

Sabe, me senti muito bem no dia 2 de novembro. Foi um dia incrível para mim. Vc deve pensar: No dia dos finados? E eu te digo: Isso mesmo. E sabe onde eu estava? Passei o meu dia num cemitério. Deve estar me achando maluca, mas vou explicar.

Minha igreja fez um evangelismo no cemitério. E evangelizei como nunca antes. Falei de Jesus, orei por tanta gente... chorei e senti a dor daquelas pessoas. Pude dizer a elas o quanto Jesus se importava e que havia um lugar para chegarmos depois da morte. E que só dependia de nós, se chegaríamos lá para morar com Jesus ou não. Pude dizer que a porta estava aberta para quem quisesse entrar, e era só aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

Bem, nessa hora a minha alma se encheu de paz e de alegria. E eu tinha algo material de valor naquele momento? Bem, de material não tinha nadinha, mas de precioso eu tinha a vida daquelas pessoas. As lágrimas, os sorrisos, os abraços, os olhares. Aquilo para mim era o que importava e o combustível para eu entender que minha vida aqui tinha um propósito. Eu não nasci em vão.

Estou sacudindo a minha vida nesses dias e te aconselho a fazer o mesmo. Vale a pena.

Saudades de rasgar minha alma aqui no blog. Amo vocês!

Para quê filtro???  Itaipava - RJ

domingo, 24 de novembro de 2013

Nunca desista!

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 18:08:00 1 comentários


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Águia ou galinha? Que tipo de concurseiro é você?

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 04:53:00 1 comentários


Dois grandes teólogos escreveram livros com o tema a águia e a galinha, cada qual com lições distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge Linhares (Ed. Getsêmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. Águia ou Galinha? 27ª Ed. Belo Horizonte: Editora Getsêmani, 2005. p. 38-52), e em seguida, comparar suas lições com o concurso público, convidando o leitor a descobrir-se “águia” ou “galinha”.

“Galinha é caça. Águia é caçadora.” Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir ou como algo que você vai caçar e vencer?

“Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais.” Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam. Concursandos que ficam olhando demais para os lados, para os prazeres excessivos, para os problemas não focam. Águias e galinhas nascem com os olhos “prontos”, mas você pode escolher para que lado vai olhar: para o objetivo ou para os problemas, para o que traz resultados ou para o que atrapalha os resultados pretendidos.

“Galinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou poleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite.” E você, estuda de noite? Vira madrugadas?

“Águia é vigorosa; galinha, frágil.“ Para cuidar da vida atual, para se organizar e AINDA CONSEGUIR estudar, fazer cursos, simulados etc. é preciso vigor e disposição.

“Galinha é medrosa. Águia é destemida, corajosa.” Estamos voltando à questão de ser caça ou caçador, mas também ao fato de que um bom concursando não deve temer a quantidade de matéria, nem a relação candidato-vaga, nem coisa alguma que esteja entre sua situação atual e a situação pretendida.

“Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururu, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade. Autocomiseração não combina com a águia.” E você, amigo, está esperando piedade alheia ou prefere reunir suas forçar para ir em busca do sonho?

“Galinha se alimenta de milho e restos. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela.” Aqui vale o cuidado com a qualidade dos cursos que faz e dos livros ou apostilas que lê. Não se “alimente” de coisa ruim, pois faz mal! Isto também vale para suas conversas e companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparação. O lazer é essencial, mas um bom lazer.

Se você se negar a ter uma visão e um comportamento limitados como os de uma galinha, pode ter certeza que terá o melhor desta terra.

Mas ainda há mais: “O ninho de galinha é feito de pena e capim. Da águia também. Mas sob o capim e as penas, retiradas do próprio peito, a águia coloca uma camada de espinhos.”

Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos “espinhos” para que não nos acomodemos e para que levantemos vôo. São os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitória. Não é raro ver pessoas com tudo a favor não passarem... Talvez por falta de espinhos no ninho, e pessoas com “espinhos” conseguirem passar nos concursos. Não sei se os espinhos são as contas, doença, separação ou o que for, mas espinhos não são limitadores para as águias.

A galinha aceita ficar presa, a águia não. Algumas pessoas aceitam uma situação de “prisão”, limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia não imagina. Ela voa, pensa e aninha-se no alto, que é para onde se dirige sempre.

Enquanto há várias espécies de galinha, temos na águia uma espécie rara. Concursandos organizados, estudiosos e que fazem o que é o certo são raros... e são os que passam, mais cedo ou mais tarde!

A diferença não é o que acontece com a águia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existência e como lidam com ninhos, espinhos, alimentação, desafios etc. Por isso elas são tão diferentes.

O livro de Obadias, na Bíblia, diz “Se te remontares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas...” (1.4). Este é o desafio: não importa como você foi até hoje, mas sim que se “remonte” como águia, que é o que você já é ou pode vir a ser. Para ser um concurseiro-águia, basta pensar e agir como um, pois “somos o que pensamos e fazemos”.

Ponha seu “ninho” entre as estrelas: você merece.

Por William Douglas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Adeus, professor Thiago Faria de Godoy...

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 05:06:00 0 comentários
O promotor Thiago Faria Soares foi morto com cerca de 20 tiros quando se dirigia ao fórum de Itaíba, PE
Thiago Faria - Professor brilhante



Um professor brilhante, que nos mostrou o Direito Civil de uma maneira diferente. Que perseguiu seu sonho de ser promotor de justiça até conseguir... pena que o cargo durou tão pouco, menos de um ano. Mas conseguiu brilhar, ainda que tão rápido...

O professor Maurício Gieseler fez uma homenagem muito bonita, que desejo compartilhar no blog.

Olhou para o futuro e viu um sonho no horizonte.
Ao vê-lo fez a si a promessa.
Correu, lutou, persistiu e o realizou.
Fez do sonho verdade.
Fez do sonho a realização da própria felicidade.
Mas o sonhou acabou
O horizonte da vida veio mais cedo.
Hora de partir, mas não sem antes deixar firmado no mundo a marca da sua promessa.
Essa, sem dúvida alguma, foi cumprida:
Quando entrei na faculdade de direito tinha um foco, um sonho, que era ser promotor de Justiça. Ninguém vence uma pessoa que tem um sonho e hoje o realizei e posso dizer que irei dedicar a minha vida a ser o melhor promotor de Justiça do MPPE. Cumprirei essa promessa
O mundo cobrou um tributo alto pelo prometido.
Mas você cumpriu com o que disse.
Nós sabemos…
Vai com Deus.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo site do Fanzine Underground!!! Ueeeba! \o/

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 09:39:00 1 comentários
Woohoooo! Setubas!!!!*

O novo site do Fanzine Underground está no ar! Aleluiaaaaa!

Saiba mais sobre os trabalhos do Ministério de Jovens do Portas Abertas e fique mais perto dos seus irmãos da igreja perseguida. O site está muito legal! Você ainda pode baixar papéis de parede e capas para facebook em prol da divulgação da igreja perseguida.

Dá uma passadinha e confira!!!

http://underground.org.br/fanzine/







Muitas pessoas perguntam o significado do sinal que normalmente é usado pelos voluntários do underground denominado setubas. Este gesto tem sido marca registrada do ministério praticamente desde a sua criação aqui no Brasil, em 2001, portanto aí vai uma breve explicação do seu significado.

A composição do setubas é a seguinte: palma da mão direita virada para a frente, dedo polegar segurando o anelar e os demais dedos da mão levantados.
Fundamento Histórico
bencao3Esse sinal tem fundamento na história da Igreja Cristã. O sinal é encontrado nos mais antigos exemplos do “Pantocrator”, ícone atribuído à figura do Cristo Deus representada no banner acima, como aquele que domina todas as coisas, sejam elas terrestres ou celestes. A palavra “Pantocrator” deriva do grego e significa “aquele que tudo governa”, “todo-poderoso”, “onipotente”. Na figura exposta em pinturas, a mão direita de Cristo, que desponta sob o seu manto, geralmente está erguida fazendo o gesto de bênção «à maneira grega». O posicionamento dos dedos no sinal forma também as letras IC XC que representam “Jesus Cristo” em grego. Os sacerdotes da Igreja Bizantina utilizavam o gesto para abençoar os fiéis, dizendo: “A bênção e a misericórdia do Senhor desçam sobre vós com a sua graça e a sua benignidade em todo tempo, agora e sempre, e nos séculos dos séculos. Amém”.
O princípio
O objetivo do ministério underground é unir jovens em prol da causa da Igreja Perseguida, jovens que sejam bênção para essa Igreja, jovens que sejam abençoados por ela. Portanto, “Setubas”: Sê Tu Uma Bênção!
Além desse significado, foi criado um acróstico que representa os princípios dos jovens que se envolvem com o undergoundSETUBAS significa:
Santidade - vivemos para ser diferentes em nossa fé e moral, crendo em todos os ensinamentos e nos esforçando para seguir todos os mandamentos de Cristo revelados na Bíblia.
Excelência - fazemos o nosso melhor, nunca nos acomodando com resultados inferiores, sempre procurando superar nossas próprias limitações.
Transparência - as pessoas têm acesso total e fiel às informações de projetos, atividades e pessoas que envolvem o underground.
Unidade - cremos que o corpo de Cristo deve ser unido.Também pregamos a absoluta igualdade entre as pessoas. O maior bem que temos são os relacionamentos que cultivamos. É nele que investimos nosso tempo, amor e trabalho.
Boa vontade - baseando-se no princípio da união, entendemos que cada indivíduo deve ser tratado como o mais importante de todos: Jesus Cristo.
Abdicação - assim como Cristo e os cristão perseguidos, devemos estar prontos a negar a nós mesmos em prol de Deus e do próximo.
Serviço - devemos estar prontos e dispostos a servir a Deus e ao próximo. Esse espírito de servidão deve permear desde as "maiores" até as "menores" atividades.
setubas_galera





quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Money, money, money!

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 06:04:00 1 comentários



"Você vale o que você tem". Já ouviu essa frase? Tenho certeza que já. Atualmente estamos sendo bombardeados pelo ter, pouco importando no ser. Pessoas são admiradas pelas suas conquistas financeiras, mas não são lembradas por gestos de solidariedade, humanidade e amor. Pessoas te tratam pela roupa que veste, pelos bens que possui, pelo carro do ano...

Nossa natureza humana deseja o dinheiro, a fama (notoriedade) e o prazer. Essas coisas são boas se estão em equilíbrio. O problema é quando todo foco na sua vida se direciona a obter essas coisas, deixando tudo que você é como pessoa para alcançar o status de "super-humano"; pouco importando se tiver que fazer algo ou passar por cima de alguém.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.1 João 2:15-17

Passagem com uma mensagem altamente direta, não é? Concupiscência significa inclinação a gozar os bens terrestres, ganância.

As pessoas muitas vezes não querem buscar a santidade e sim a satisfação pessoal. Tanto que a maioria das pregações não enfatizam a salvação e a mortificação do pecado e sim em métodos psicológicos para deixar o ser humano confortável.

E isso, o que gera? Pessoas mimadas, que não aguentam nada, que se acham as coitadinhas, vítimas de um mundo que não as entende. A depressão é a doença do século, e inúmeras pessoas dentro da igreja têm padecido nas mãos de psiquiatras, tomando remédios de tarja preta,  para encontrar um alívio que só Jesus pode dar verdadeiramente. Pessoas com fome de pão, dentro da padaria! Podendo pegar o que quiserem, quando quiserem, se conformam em sentir o cheiro do pão, saber que faz falta, mas decidem ir buscar do lado de fora, no açougue, por exemplo.

Será que nossa vida é trabalhar, ganhar dinheiro, comer, trabalhar, ganhar dinheiro e comer? Vale a pena ganhar, ganhar, ganhar, ficar doente e depois gastar para recuperar a saúde que perdeu por ficar louco atrás de dinheiro. Que beleza, não?

Se você precisa de um status ou um objeto para ser feliz, Jesus definitivamente não está no centro da sua vida. A sua felicidade está totalmente presa na Terra.O deus do dinheiro, Mamom, está imperando nessa questão.

A preocupação é um medo crônico e mostra a falta de fé que temos em Deus. Ele disse que nunca nos deixaria, nem nos abandonaria. Ele conhece todas as nossas necessidades, se preocupa com cada detalhe da sua vida. A pressa para comprar acaba com a nossa vida, nos deixa endividados e tira a nossa paz.

O dinheiro pode ser usado sabiamente, porém não pode ser o dominador da vida. É um ótimo servo, mas um péssimo patrão.

Deus não quer barganhar com você, mas a Bíblia traz um princípio lindo. Se você entrega para Deus o dízimo e as ofertas, esta parte que vc deu santifica o restante que fica com você. É tremendo! Veja Malaquias 3:10:

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Tenho vivido isso na minha vida. Não sou rica, mas vejo Deus nas minhas contas e necessidades. Eu brinco que não sei nem como consigo pagar tudo com o meu salário. Mas eu sei sim. Deus que sustenta a minha casa, Deus que opera nas minhas angústias e dificuldades. Quando vc é fiel nos dízimos e ofertas, Deus te ajuda a administrar o que fica com você de uma maneira tremenda!

Não é que vc vai ficar rico se der o dízimo, nada de Teologia da Prosperidade. Significa que seu dinheiro vai render de uma maneira impressionante! É viver bem com o que vc tem, e ainda poder doar aos outros.Essa é a verdadeira prosperidade.




Quando você observa algumas igrejas pobres da África, fica de queixo caído. Pessoas alegres que vão colaborar com a igreja dançando! Eles têm o prazer em ajudar aos irmãos mais necessitados, sendo que eles mesmos estão necessitados! Tem noção disso? Quer maior demonstração de prosperidade que essa?


Josué 1:5
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Deus é com você! Em cada dificuldade, cada conta, cada situação difícil, cada momento em que vc acha que não vai conseguir... Ele não vai te desamparar, nunca!



Um mega abração em Cristo Jesus,







segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Apoie a Síria - A igreja de joelhos

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 11:02:00 0 comentários


Galerinha do meu Brasil varonil, nil, nil... tudo bem? Espero que sim!

Você sabia que aí da sua casa, no conforto do seu sofá, cadeira ou deitado no seu travesseiro pode ajudar as igrejas da Síria? Sério!

O post de hoje é para pedir a oração e sua linda assinatura no abaixo-assinado organizado pelo Portas Abertas  para apoiar as igrejas cristãs da Síria.

A Síria está em guerra civil desde 2011. O combate se dá entre os opositores e apoiadores do governo de Bashar Al Assad, e já causou a morte de aproximadamente 100 mil pessoas, além de muitos feridos. Mais de 1,3 milhão de pessoas se refugiaram nos países vizinhos e mais de 2 milhões de pessoas estão desabrigadas no país.
Os cristãos, que são minoria no país (8%) estão agora entre estas duas partes do conflito. Em muitas cidades há uma batalha feroz, e grupos extremistas muçulmanos aproveitam-se do caos para intimidar e hostilizar os cristãos locais.
Em favor da permanência da Igreja, a Portas Abertas está mobilizando cristãos de todo o mundo a interceder pelo país, a se manifestar e a ajudar financeiramente a Igreja síria. Essa campanha recebeu o nome de APOIE SÍRIA.
Por meio da oração, suplicamos a Deus que fortaleça os cristãos sírios a permanecer no país. Eles são a esperança verdadeira de paz, testemunhando de Jesus aos seus vizinhos e conterrâneos. Leia aqui seus testemunhos.
A manifestação em prol da Igreja síria será feita na forma de um abaixo-assinado, que será apresentado pela Portas Abertas Internacional a instâncias globais, demonstrando o apoio de cristãos, em todo o mundo, à Igreja na Síria.
A doação será direcionada a igrejas e instituições cristãs da Síria que atendem e socorrem refugiados internos, deslocados por conta do conflito civil.



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

É difícil? Força!

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:17:00 0 comentários


Hoje não está sendo um dia bom... mas sei que o Senhor me sustenta, é comigo e por mim nesse exato momento. Jesus falou que teríamos aflições no mundo, mas que devíamos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. Força, fé e foco, tudo vai dar certo! :-)

Um final de semana abençoado!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Disseram que eu não ia conseguir...

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 04:27:00 6 comentários


Olá, meus queridos e queridas! Peço perdão por não estar blogando com tanta frequência. É que a vida está bem corrida mesmo!

Vida de casada é muito boa, mas traz muitas responsabilidades. Agora vc é responsável pelo funcionamento do seu lar, tem que limpar, lavar, passar, fazer compras, etc, etc, etc... agora valorizo muito mais a minha mãezinha! rs. Além disso, tenho os meus trabalhos na igreja, meu trabalho normal e a pós-graduação em Direito Internacional... Ufa!

Queria conversar com vocês sobre um assunto que tem falado muito comigo nesses dias. Também estou na luta para me tornar uma boa motorista. Já sou habilitada, mas não adianta, a prática leva tempo e você só aprende mesmo dirigindo. Estou com dificuldades no estacionamento do meu apê, que é bem apertado e sempre tem um carro na frente do meu, que tenho que empurrar pra sair com o meu em um espaço minúsculo.

Um dia, eu tentei tirar o carro e estava muuuuito apertado, eu não conseguia tirar. Sou muito cuidadosa e prefiro não fazer "aventuras". Uma vizinha estava passando e ela dirige. Pedi ajuda pra ela olhar os lados e eu não bater. Ela parou para me ajudar.

Como o inimigo é astuto, colocou na hora um senhor que é vizinho para ficar olhando do apartamento dele o que estávamos fazendo. Ela ajudando e eu saindo. O cara começou a rir e fazer tsc, tsc. Parecia até que estava com espírito maligno. Eu na hora me enchi de vergonha e desisti de tirar o carro, agradeci a vizinha e ela foi embora. Tinha ficado nervosa e minhas pernas tremiam nos pedais. Não podia sair daquele jeito. Fechei a janela do carro (que tem vidro escuro) e comecei a chorar muito. Me achei a mais burra de todas por não conseguir tirar o carro. E aquele cara ria...

Naquele momento, tinha desistido de dirigir. Não ia mais pegar o carro, fiquei com medo. E como chorei naquele dia... O Tiago estava no trabalho, liguei para ele e ele tentou me acalmar. Mas o negócio era comigo. Entre mim e Deus. Eu tinha que enfrentar aquela fobia toda.

Dois dias depois, decidi pegar o carro para sair e o mesmo cara estava na janela. Sorte que a síndica me ajudou a tirar o carro. Pensei: Eu tenho que vencer, Jesus vence por mim! Pedi ao Espírito Santo que tomasse minhas mãos e meus pés para eu dirigir. E dirigi sozinha, lindamente, e estacionei depois direitinho.

Nem acreditei que eu tinha dirigido tão bem, tão calma. O nervoso só faz com que façamos besteira. Temos que buscar em Deus a nossa estabilidade emocional, para vencer todos esses desafios. Jesus te acalma quando vc pede. O Espírito Santo domina seu ser quando vc diz que precisa dEle naquele momento. Ainda tenho muito a aprender, mas nesse caminho eu não estou sozinha. Jesus luta por mim.

Queria deixar para vocês um trecho do filme "Homens de Honra" que fala muito ao meu coração. Quando vc quer alguma coisa, não desista fácil. Lute pelo que sonha. Será muitas vezes um caminho de pedras tortuosas, mas no final, a vitória terá um sabor de sorvete de chocolate!!! rs. Disseram que vc não ia conseguir??? Vão enrolar a língua e ver a linda obra que Deus fará em você!

O verdadeiro amor lança fora todo o medo. E nosso amor maior é Cristo! :-D

Um mega abração fraternal em Jesus!




Motivação - Filme: Homens de Honra


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ser feliz...

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 04:48:00 2 comentários

Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas humildade para reconhecer os erros, sabedoria para receber uma crítica injusta, coragem para ouvir um não, sensibilidade para dizer "eu te amo", desprendimento para falar: Eu preciso de você.   Augusto Cury

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Por que dia 9 de julho é feriado em São Paulo?

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:31:00 0 comentários
 



Quem mora no Estado de São Paulo já começou a contagem regressiva: na próxima terça-feira, dia 9 de julho, é feriado. Mas você sabe o porquê?

O recesso foi criado em 1997, mas até hoje tem muita gente que ainda não sabe o motivo. O curioso é que no aniversário de 16 anos de existência desse feriado, sua memória nunca esteve tão viva. O dia 9 de julho é uma data que relembra um levante da população paulista contra o governo – a Revolução Constitucionalista de 1932 –, parecido com a onda recente de manifestações, que, coincidentemente, também teve em São Paulo uma de suas principais origens.

O ano era 1932 e fazia dois anos que Getúlio Vargas havia assumido a presidência da República, após um episódio que ficou conhecido como Revolução de 30. Ela colocou fim à República Velha e, apesar de ter entrado para a história com o nome de "Revolução", consistiu, na verdade, em um golpe de Estado.
Getúlio perdeu as eleições de 1930 para Julio Prestes, candidato indicado pelo governo paulista. Durante toda a República Velha imperou a famosa política do café com leite, em que Minas Gerais e São Paulo se alternavam na indicação de candidatos à presidência da República. Essa prática, entretanto, acabara de ser rompida, quando o então presidente Washington Luís, indicado por SP, recusou-se a indicar um candidato mineiro.

Getúlio não se conformou com a derrota eleitoral e, apoiado principalmente pelos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, começou a estruturar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito. Com apoio militar, o objetivo foi conquistado e Getúlio assumiu a presidência, dando início a um Governo Provisório.

Deste modo, o então presidente suspendeu a Constituição e nomeou interventores em todos os estados e dissolveu o congresso nacional, os congressos estaduais (câmaras e senados estaduais) e as câmaras municipais. Para São Paulo, o primeiro designado foi o tenente João Alberto Lins de Barros, seguido de uma série de sucessores que não agradavam a oligarquia paulista.

Em 1932 a irritação dos paulistas com Getúlio Vargas não cedeu com a nomeação do paulista Pedro Manuel de Toledo como interventor do estado, pois, devido à interferência constante dos tenentes, ele não conseguia autonomia para governar.

A primeira grande manifestação foi um megacomício na Praça da Sé, no dia do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 1932, com um público estimado em 200.000 pessoas. Em maio de 1932, ocorreram vários comícios constitucionalistas.

O Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático de São Paulo, que antes apoiavam a Revolução de 1930, uniram-se, em fevereiro, na Frente Única para exigir o fim do "Governo Provisório" e uma nova Constituição. Assim, São Paulo inteiro estava contra Getúlio.

A gota d'água foi o assassinato de quatro estudantes paulistas por partidários de Getúlio. O episódio entrou para história como M.M.D.C., as iniciais dos nomes dos jovens mortos: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. A data do crime, 23 de maio de 1932, marcou o início de uma série de protestos. No dia 9 de julho, as manifestações incorporaram uma nova causa: a redemocratização através da elaboração de uma nova Constituição. Iniciava-se a Revolução Constitucionalista de 1932, nome oficial do feriado da próxima terça-feira.

Apesar de o Governo Provisório getulista insistir que a mobilização paulista era desnecessária, uma vez que já havia novas eleições marcadas, muitos historiadores acreditam que elas não teriam se concretizado sem os protestos. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates, que duraram até 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários foram derrotados pelas tropas do governo.

Entretanto, várias conquistas democráticas posteriores são creditadas às manifestações paulistas. Em 1933, o povo elegeu uma Assembleia Nacional Constituinte para a elaboração da nova Constituição que entrou em vigência em 1934. Além disso, essas foram as primeiras eleições nacionais em que as mulheres puderam votar e também em que o voto foi secreto.

Assim como na onda de manifestações que vivemos hoje, é muita ingenuidade achar que todos esses episódios da década de 30 não foram influenciados por interesses questionáveis de ambos os lados. É importante lembrar que a insatisfação paulista teve um estopim claro: o fim da política do café com leite, que vinha beneficiando o Estado até então.

O feriado de 9 de julho tem a cara do Brasil e deve servir para mostrar que as mobilizações populares, embora alcancem algumas conquistas, podem ser usadas também por outros interesses. Mas, ainda assim, isso não pode ser motivo para desmerecer ou desacreditar na força que o povo tem para promover mudanças políticas.
 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review