quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A massacrante ditadura da beleza

Postado por Suellen (Menina aos olhos do Pai) às 07:07:00
“A ditadura da beleza tem furtado a mais vibrante das paixões, a paixão pela vida.
Muitas mulheres, em vez de se aventurarem, construírem seus sonhos, arriscarem novas amizades e ocuparem espaços sociais, gravitam na órbita da anatomia do seu corpo. Ficam diante do espelho não valorizando seu patrimônio genético, mas exaltando seus defeitos.
Todavia, o massacre não acaba quando a imagem não se reflete mais no espelho; ele se perpetua ao longo do seu dia, da sua história, influenciando os relacionamentos, a autoestima e até o desempenho profissional.” – Augusto Cury
 
Quem nunca sofreu pressão psicológica por não se enquadrar nos padrões de beleza e moda, que atire a primeira pedra. Até mesmo modelos famosíssimas sofreram com essa crueldade do "você tem que ser". Muitas sucumbiram, perdendo até a vida, por tentar se enquadrar à beleza que os outros impunham.

Trata-se de uma verdadeira tortura psicológica, que ataca quando e onde menos se espera. No trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo no âmbito familiar.

Como a maioria de nós não se encaixa neste padrão de beleza, caímos muitas vezes nas armadilhas de nos sentirmos inferiores, e ficamos amargas e fechadas para os outros. Não enxergamos os problemas alheios e as necessidades das pessoas. Ficamos centradas no nosso umbigo, lamentando com um "Oh, céus, oh, vida, oh, azar", como se a nossa alegria e felicidade dependesse de elogios pela nossa boa forma e o nosso manequim enxuto...

Será que valorizamos nossos talentos, a nossa essência? As coisas que nos fazem peça única na linda criação de Deus? Será que não estamos nos fechando ao que realmente importa e colocando nossos olhos onde não deveríamos colocar? Será que estamos apostando nossa felicidade em algo fútil e passageiro?

Nas palavras de Camila Cury:

"Quantas vezes nós, mulheres, nos esquecemos de nós mesmas e _ seja por terem um corpo mais elegante, uma fala mais cativante, ou uma posiçõ social mais elevada _ supervalorizamos as outras! Isso é doentio. Sempre que se supervaloriza alguém, você automaticamente se diminui."

Eu vivo uma luta constante quanto a isso. Estou acima do peso e a balança é a minha inimiga de todos os dias. As pessoas muitas vezes falam coisas que me ferem, me fazem chorar. Eu sei que o que vale é o meu interior, mas eu não sou de ferro para aguentar tudo que me dizem friamente. A maioria das pessoas são cruéis e nem se importam com o que você pensa ou sente, não se importam se você vai ficar mal com um comentário ou não.

Gosto dessa frase: "Os aplausos nem sempre marcam a nossa emoção, mas as vaias penetram nas entranhas do nosso ser." Faz um enorme sentido.


Conheço uma moça que entrou em depressão, simplesmente por ouvir as vozes que a diminuiam. Ela também estava acima do peso e se deixou levar. Hoje está magérrima, e abatida. Todos falam pra ela: "Você tem que engordar, está feia!". Eu fico indignada com isso! Massacraram a menina até fazê-la ficar doente e agora dizem que ela tem que engordar???

Essa história resume justamente o que eu quero dizer nessa postagem. NINGUÉM ESTÁ SATISFEITO. Fato. O ser humano por si só é insaciável. O que pode ser feito então?

A solução está no Criador do ser humano. Quem poderia entender melhor a obra? O seu criador.

Nos meus momentos de fraqueza, angústia e aperto no peito, trago à memória o que me dá esperança. Saber que sou amada e escolhida de Deus, saber que Ele tem um propósito para mim e que sou importante e única. Deus não tem duas "Suellens" com as minhas particularidades. Só tem uma! :-)



Aprendi que os conflitos arquivados em nós não podem ser apagados, mas podem ser reeditados. Podemos fazer muito mais por nós mesmas. Temos que encarar nossos problemas e fazer uma mesa-redonda com tudo que nos controla e aprisiona. Mostrar quem manda. Cristo e nós mesmas.

A psicóloga Camila Cury diz que devemos fazer exercícios físicos e ter uma boa alimentação, mas apenas isso não garante a nossa felicidade. É preciso nutrir a emoção, resgatar a liderança do eu que existe em nós e aprender a não exigir muito para se alegrar.

Somos muito mais que nossos defeitos. Somos muito mais que um corpo, somos mais que magreza, ou gordura, ou espinhas, tamanho do seio, culote, manchas, curvas do corpo. Somos humanas, obras preciosas, coroas da criação de Deus. Somos esplêndidas!

E só mesmo o criador de uma peça sabe o valor que ela tem. O seu valor verdadeiro, Cristo sempre vai te dar.

Vou fazer uma série de estudos sobre esse assunto. Espero que você me acompanhe nessa viagem de autodescoberta! :-D

Você é a menina dos olhos do Pai e uma menina amada aos olhos do Pai!

Fique com a Palavra de Deus para o seu coração, em Isaías, capítulo 41, versículo 8 ao 14.


Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão,


tomei desde os confins da terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão.

Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão.

Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.

Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

 


 


6 comentários:

Eulália disse...

Olá, fui edificada ao ler o post, como toda garota tenho alguns complexos, ao contrário da maioria meu complexo com meu peso é que sou muito magra, eu quase não vejo posts dedicados a esse tipo de assunto, e fiquei feliz ao ler sua postagem e ser edificada, me lembrei que sou uma princesa do Senhor.

Suellen (Menina aos olhos do Pai) disse...

Que bom, Eulália! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Senti necessidade de falar sobre isso, já que é um assunto tão gritante na nossa vida e nos desafia todos os dias. Somos princesas e ninguém vai retirar o nosso valor! :-)

Continue acompanhando o blog. Vou postar mais coisas sobre esse assunto.

Deus te abençoe!

Suh

Transformar-se disse...

muito bacana, amei o post e publiquei no meu blog, Transformar-se, bj!
http://transformar-transformar-se.blogspot.com.br/2012/10/extraido-massacrante-ditadura-da-beleza.html

Diovana Cougo de Vargas disse...

Paz, tenho um selo para ti em meu blog :)
Espero que goste. Deus abençoe, beijos.

coracao-de-adoradora07.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Suellen adorei este post.Eu tive anorexia nervosa e durante 3 anos(quase morri) até que me converti.A algumas semanas tive recaidas com a doença depois de estar curada por 2 anos.Mais sei que o Senhor Jesus me chama de princesa diferente do que diz o mundo e a midia somos meninas dos olhos de Deus.

Anônimo disse...

Oi Suellen adorei este post.Eu tive anorexia nervosa e durante 3 anos(quase morri) até que me converti.A algumas semanas tive recaidas com a doença depois de estar curada por 2 anos.Mais sei que o Senhor Jesus me chama de princesa diferente do que diz o mundo e a midia somos meninas dos olhos de Deus.Bjos, Joyce

 

Menina aos Olhos do Pai Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review